Nossa gente, confesso que até tinha me esquecido do Dia do Índio, mas agora meu pai acabou de me lembrar, e eu fiz questão de postar. Os índios merecem!
Bom, dia 19 de abril é o Dia do Índio. Mas por que essa data?
Para entendermos teremos que voltar ao ano 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Mas, inicialmente, os índios não compareceram no evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, há séculos os índios estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
PRECISAMOS DAR VALOR A DATA
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Desde a descoberta do Brasil os índios sofreram muito nas mãos dos "homens brancos", e agora com certeza, merecem ser recompensados.